Com mix de soluções nas contenções e fundações, prédio na Avenida Paulista vence Prêmio ABEG Sigmundo Golombek
A Associação Brasileira das
Empresas de Projeto e Consultoria em Engenharia Geotécnica (ABEG) anunciou em
março o projeto campeão da primeira edição do Prêmio ABEG Sigmundo Golombek,
que reconhece projetos de fundações e contenções concluídos entre 2015 e 2017.
A iniciativa, que homenageia o engenheiro falecido no dia 11 de agosto de 2017,
será realizada a cada dois anos.
O projeto campeão foi o do Grande
Ufficiale Evaristo Comolatti, que fica no cruzamento da Avenida Paulista com a
Rua da Consolação, em São Paulo. Executado pela Consultrix Engenheiros
Associados, o trabalho teve como principais desafios causar o mínimo possível
de deformação às estruturas existentes e transmitir os carregamentos da
edificação ao subsolo sem interferir no Metrô de São Paulo, pois o impacto de
algum problema nestas instalações poderia causar um grande transtorno ao maior
meio de transporte público da maior cidade da América Latina.
O material do subsolo é Argila
Porosa Vermelha, típica na região. Três soluções construtivas foram adotadas na
contenção. Nos dois alinhamentos e na divisa com o edifício da rua da
Consolação foram projetadas paredes diafragma com espessura de 40 cm com quatro
linhas de tirantes provisórios. Já na região do shaft de alimentação do Túnel
de Sala Técnica, a Contenção foi projetada em Estaca tipo Hélice Contínua
ø50cm. Por fim, na divisa dos fundos adotou-se a solução de perfis metálicos
implantados em estacas tipo raiz ø 50cm.
Devido a existência dos túneis do
metrô, as fundações do edifício foram projetadas geometricamente desviando
destas estruturas. Com os comprimentos variando de 43,00 m a 62,00 m, no meio
do terreno, foi adotada a solução em estacas escavadas de grande diâmetro com
uso de fluído estabilizante. Para os pilares periféricos, com cargas
aproximadas de 180 tf, dimensionou-se sapatas apoiadas no solo.
Uma condição para o
dimensionamento das estacas é que as mesmas não atingissem o terreno ao lado
das paredes dos túneis, com isso foi considerado apenas o atrito lateral das
peças abaixo da cota do piso dos mesmos.
As fundações e contenções foram
executadas pela Geofix.
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